segunda-feira, 21 de maio de 2012

FIFA: associados hostis


Filiada ao Comité Olímpico Internacional (COI), a Federação Internacional de Futebol Associado foi fundada em Paris, a 21 de Maio de 1904. Com sede em Zurique, Suíça, a FIFA possui 208 países e territórios associados. É assim a segunda instituição internacional com maior número de membros, ultrapassando o próprio COI e até a Organização das Nações Unidas (ONU). Nas competições da FIFA participam centenas de equipas, de todos os países. Mas as suas relações nem sempre são pacíficas.

Este ano em Port Said, Egipto, pelo menos 73 pessoas morreram e mil ficaram feridas num conflito gerado por um jogo de futebol. Após o final da partida entre Al-Ahly, a equipa mais popular do país, derrotada por 3 - 1, e Al-Masry, adeptos de ambos os clubes começaram a correr para dentro do campo, desencadeando cenas de violência. Devido aos incidentes, a Federação de Futebol Egípcia foi levada a interromper indefinidamente os jogos da primeira divisão.

A violência não é um fenómeno intrínseco ao futebol, contudo, não são raras as manifestações violentas nos jogos de todo o mundo. Para evitar estes problemas, desde 2008, a FIFA promove uma campanha chamada “Fair Play”, que incentiva os jogadores, clubes e entidades a mostrar valores que façam crescer o futebol, enquanto desporto de massas e entretenimento não violento.




Flávia Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário